terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Domínio dos metais





Depois da Descoberta do fogo e do seu domínio, o homem pré-histórico iniciou uma das grandes inovações para aquela época: Utilizar objetos de metais .  Essa época ficou conhecida como Idade dos metais e se deu por volta de 5000 a.c. , quando começou-se a fabricação de instrumentos de ouro/bronze.

A grande inovação na época foi a grande durabilidade desses novos instrumentos e também eles começaram a servir para novas aplicações.

Por volta de 3000 a.c., na Mesopotâmia (onde hoje situa-se o Iraque), iniciou-se as primeira formações de ligas de metais, como por exemplo Cobre e Estanho, o que iniciou a chamada Idade do Bronze. Com esse novo tipo de material passou-se a produzir instrumentos mais leves ainda e também mais duradouros .

Depois disso, os assírios, por volta de 1500 a.C. os primeiros a obter o ferro (Idade do Ferro), e com ele novas armas e utensílios foram produzidos. Criavam-se assim as técnicas metalúrgicas, isto é, o processos de se obterem e transformarem os metais e ligas metálicas, que são também processos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário