domingo, 22 de janeiro de 2012

Big Bang : O Início de Tudo

A Química  em si, surgiu no mesmo instante que o Universo também surgiu, ou seja, no Big Bang ( Grande Explosão , que teoricos afirmam que deu origem ao vasto universo que temos hoje). A Química, de uma forma ou de outra, sempre esteve presente na história da humanidade, mas durante muito tempo, o homem não teve racionalidade e consciência  para controlá-la . A primeira reação química, que se tem notícia, produzida conscientemente pelo homem foi a produção de chamas. A descoberta do fogo e de suas aplicações foi um  grande avanço para garantir nossa sobrevivência e, apesar de não sabermos que indivíduo realizou essa façanha, ele abriu as portas para toda a tecnologia existente em nossos dias.


O fogo permitiu ao homem assar e defumar os alimentos. Assim, eles permaneciam conservados por mais tempo. A conservação de alimentos foi uma técnica essencial para a sobrevivência da espécie, já que o homem dependia de caça e coletas no início, e essas nem sempre eram freqüentes ou fartas. Quando o ser humano conseguia uma caça, ele tinha que comer a maior quantidade possível de alimento, pois não sabia quando conseguiria se alimentar novamente.

Outra Coisa  que a descoberta do fogo veio somar pra utilidade diária do homem, foi a proteção contra animais perigosos, que se esquivavam ao ver o fogo, bem como aquecimento nas noites de frio, e isso tudo possibilitou ao homem uma maior adaptação ao ambiente terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário