quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Modelo atômico de Dalton


John Dalton
 foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX. Em 1803 , Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.  Dalton se baseou em trabalhos anteriores aos dele como o de Lavoisier (que em sua teoria afirmava que na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma, ou seja, a soma da massa dos reagentes é igual à soma da massa dos produtos) e tentar formular seu modelo atômico. Segundo Dalton:
§ Átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis;
§ Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
§ Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
§ Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados, por isso a conservação das massas;
§ O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem;
Em 1808, Dalton propôs o seu modelo para a estrutura atômica, onde o átomo é uma minúscula esfera (forma geométrica mais estável), maciça (possui massa), impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), esse trabalho apresentava testes que provavam as suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.
Para Dalton o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico (agora a partir de um caráter experimental e científico) pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.




Figura 1. Representação do modelo atômico de Dalton

Nenhum comentário:

Postar um comentário